PE Misto
/
Portugal

PE SALINAS RIO MAIOR
Rio Maior

Endereço
Estr. das Salinas, 2040-133 Rio Maior
Telefone
Palavra-chave
Abrigada, Rio Maior, Salinas, Santarém
  • GPS (DDD)
    39.364293, -8.945587
  • GPS (DMS)
    39°21'51.5''N, 8°56'44.1''W
  • Fonte Imagens
    FOTOS EXCLUSIVAS EUROSTOPS

Existem dois estacionamentos junto das salinas de Rio Maior, uma a meio e um outro 50 mts já fora das Salinas, este último com bloco sanitário.

As salinas de Rio Maior

Um conjunto de casas a que alguns chamam de aldeia e que chegou a estar pertíssimo de ser condecorada como uma das maravilhas do país, as Salinas da Fonte da Bica apresentam-se no limite fronteiriço sul do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Queijos de sal, casas de madeira, e um rio que tem sete vezes mais sal do que a água do mar: as Salinas da Fonte da Bica são uma nascente de fenómenos raros.

Origem das Salinas de Rio Maior

A curiosidade é o que mais leva as pessoas a ler sobre as Salinas da Fonte da Bica, também conhecidas como Salinas de Rio Maior ou Marinhas de Sal de Rio Maior, dada a proximidade (cerca de três quilómetros) da cidade ribatejana. E digo curiosidade porque daqui se tira sal – se disséssemos apenas isto estaríamos em terrenos la palissianos, mas deixamos de estar quando sabemos que o mar salgado fica relativamente longe, a três dezenas de quilómetros de distância. E mais, que as águas que aqui passam são de rio e não de mar.

A razão para isso é simples e pode ser explicada de forma não muito extensiva: há centenas de milhares de anos, o mar que aqui estava, por movimentos tectónicos, retraiu-se, criando neste local várias bolsas de água sujeitas às reacções que as circunstâncias naturais provocam, no caso, à evaporação. Ora, evaporando-se a água do mar, ficou o sal, ou o sal-gema, que não é mais do que sal em forma fóssil. Mais tarde, um curso de água doce subterrâneo com nascente na serra adjacente (estamos em terrenos calcários, onde os rios correm muitas vezes abaixo do solo) ganhou forma e atravessou-se nestes depósitos, misturando o sal do sal-gema nas suas águas. E assim herdámos o estranho fenómeno de ter um riacho que consegue ser mais salgado do que o mar (e não é pouco mais, é sete vezes mais, imagine-se).


ASA próximas:  ASA Bombarral (25 km sentido S), ASA Abrigada (25 km sentido SE), ASA Foz Arelho (30 km sentido O), ASA Porto de Mós (33 Km Norte)

Tome nota:

APENAS ESTACIONAR (PE) PORQUÊ? diversos fatores classificam este espaço por PE tais como, reserva natural (ao abrigo dec.lei), espaço com relatos de ocorrências, período noturno fechado, sinalização de proibição de pernoita ou pernoita desaconselhável. No entanto, a pernoita fica ao critério de cada um!


Também disponível em: | Also available:

  

Vêr descrição
Adequado a todas Autocaravanas
APE Selo ROSA
Comérico por perto
Exposição Solar
Sanitários WC
Zona comercial
Zona rural
0
SERVIÇOS
0.0%
AMBIENTE
0.0%
SEGURANÇA
0.0%
PREÇO
0.0%
LOCALIZAÇÃO
0.0%