PE-TP Tolera pernoita
/
Castelo Branco (Distrito)

PE-TP IDANHA-A-VELHA – Idanha-a-Nova| Pn(0 EUR)
Idanha-a-Velha

Endereço
Rua da Palma, 6060-041 Idanha-a-Velha
Telefone
Palavra-chave
Castelo Branco, Idanha-a-Nova, MOnsanto, Penha Garcia
  • GPS (DDD)
    39.998340, -7.143900
  • GPS (DMS)
    39°59'54.0''N, 7°08'38.0''W
  • Fonte Imagens
    FOTOS EXCLUSIVAS EUROSTOPS

servicos_gratis_parque_azul

A Idanha-a-Velha (antiga Egitânia) é um espaço que respira história. Ao longo da muralha existe diversos locais possíveis de estacionar / pernoitar, recomendamos este espaço julgamos o mais adequado. Perto do estacionamento encontra-se um bar/restaurante junto da praça de touros com mesas de pic-nic e WC


IDANHA-A-VELHA

Outrora Egitânia, preserva um vasto conjunto de monumentos e marcas históricas, juntamente com o seu encanto natural a tornam peculiar. Atribui-se a sua fundação ao período de Augusto (séc. I a.C.). Esta Aldeia Histórica possui uma das estações arqueológicas mais relevantes do País. Chegou a ser sede episcopal sob influência visigótica. Ocupada pelos muçulmanos (séc. VIII), foi reconquistada pelos cristãos (séc. XII) e, no séc. XIII, foi doada à Ordem do Templo. Ainda hoje, são visíveis as marcas deixadas pela presença destes povos.
Em 1199 D. Sancho I transferiu o poder do Bispado da Egitânia para a cidade da Guarda.1

Idanha-a-Velha fica no interior do país, no concelho de Idanha-a-Nova. A povoação teve uma grande importância aquando da ocupação romana que começou no século I a.C., foi depois alvo das invasões Bárbaras no século III e IV, tomada pelos mouros em 713 e finalmente recebeu foral em 1206 no reinado de D. Sancho I. A aldeia é formada por típicas casas de pedra e vários monumentos de interesse que relatam a história da aldeia, como é o caso do Castelo, a Torre dos Templários, a Catedral, a Ponte sobre o Rio Ponsul, ente outros. É classificada como uma das “Aldeias Históricas de Portugal”.

IGREJA DE SANTA MARIA (SÉ)
Sob os domínios suevo e visigótico Idanha-a-Velha, então Egitânia, é sede episcopal. Desses tempos os vestígios são raros, sendo os batistérios notáveis exceções. A igreja, anterior matriz e, mais tarde, cemitério, é hoje um edifício sucessivamente restaurado. A sua presente forma resulta, sobretudo, das obras medievais e quinhentistas. A planta e arquitetura interior revelam, porém, uma matriz construtiva mais ampla, antiga e enigmática. As teorias explicativas são controversas: alguns autores defendem tratar-se da sé visigótica, outros julgam ser templo moçárabe ou mesmo
islâmico e outros, ainda, propõem para a sua origem uma função secular. Apesar destas incertezas, é um dos mais admiráveis monumentos do pré–românico português.
Fonte: Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova


Espaço amigo: Alguns autocaravanistas pernoitam neste espaço, fica ao critério de cada um!

ASA próximas: ASA Termas de Monfortinho (34km Sentido Espanha O), ASA Benquerença (40km Sentiso Penamacor/Guarda N)

Tome nota:

ESTACIONAR/PERNOITAR é a imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior.

ACAMPAR é a imobilização da autocaravana, ocupando um espaço superior ao seu perímetro, em consequência da abertura de janelas para o exterior, uso de toldos, mesas, cadeiras e similares, para a prática de campismo. Isto não é permitido nestes espaços!


Também disponível em: | Also available:

Vêr descrição
APE Selo AZUL
Sanitários WC
Zona central
Zona histórica
3.2
SERVIÇOS
10.0%
AMBIENTE
50.0%
SEGURANÇA
80.0%
PREÇO
100.0%
LOCALIZAÇÃO
80.0%