PE-TP Tolera pernoita
/
Castelo Branco (Distrito)

PE-TP SANTUÁRIO N S INCENSO – Penamacor | Pn(0 EUR)
Penamacor

Endereço
Santuário Sra Incenso N356, 6090 Penamacor
Telefone
Palavra-chave
Benquerença, Castelo Branco, Malcata, Penamacor
  • GPS (DDD)
    40.162670, -7.208160
  • GPS (DMS)
    40°09'45.6''N,7°12'29.4''W
  • Fonte Imagens
    FOTOS EXCLUSIVAS EUROSTOPS

servicos_gratis_parque_rosa

O estacionamento localiza-se no recinto da romaria de Nossa Senhora do Incenso (na estrada que liga Penamacor ao Fundão –  N346). Trata-se de um espaço isolado ideal para uma pausa ou então para a pernoita.


PENAMACOR

Situa-se a 573m de altitude, num cabeço fortificado entre as ribeiras de Ceife e de Taliscas. A construção do castelo e o povoamento de Penamacor resultam, provavelmente, de 1189, data da doação a D. Gualdim Pais (Mestre da Ordem do Templo). Este foi classificado como Monumento Nacional em 1973.

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO

Fundado, em 1571, pela ordem dos Frades Capuchos de São Francisco. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas e nacionalização dos bens, o edifício passa a funcionar como hospital de Penamacor até 1905. Nos anos 40 o edifício do hospital, a igreja e o convento são entregues à Misericórdia. O conjunto conventual prima pela sobriedade, destacando-se a fachada
da igreja. No interior, é surpreendente o brilho da talha do altar-mor e do púlpito (de cunho barroco). Curiosas pinturas orientalista, provavelmente, inspiradas no papel evangelizador dos franciscanos no Extremo Oriente, podem ser apreciadas no cadeiral do coro.
GPS: 40.167950, -7.173681

TORRE DE MENAGEM

Hoje, a Torre de Menagem é o que resta da alcáçova de uma das mais marcantes fortalezas da região. Desconhece-se o ano da sua construção, no entanto sabe-se que no início do séc. XVI sofreu obras de restauro.

TORRE DO RELÓGIO

A Torre foi essencial na defesa das portas da vila. A sua construção remonta, possivelmente, a meados do séc. XIV. As atuais ameias e campanário resultam da reconstrução efetuada
no séc. XX para receber o novo relógio carrilhão instalado em 1956.
GPS: 40.167716, -7.168086

MUSEU MUNICIPAL DE PENAMACOR

Espaço museológico dotado de um valioso património arqueológico, bem como, notáveis exemplares de arte sacra. De destacar coleções de numismática e ferramentas de ofícios. No museu encontra-se exposto um lince ibérico embalsamado, doado por um particular.
GPS: 40.129000, -7.074073


Espaço Amigo!: Toleram a presença de Autocaravanistas, no entanto, a pernoita fica ao critério de cada um!

ASA próximas: ASA Benquerença (20km) sentido Sabugal ou ASA Termas de Monfortinho (40km) sentido Espanha via Monsanto

Tome nota:

ESTACIONAR/PERNOITAR é a imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior.

ACAMPAR é a imobilização da autocaravana, ocupando um espaço superior ao seu perímetro, em consequência da abertura de janelas para o exterior, uso de toldos, mesas, cadeiras e similares, para a prática de campismo. Isto não é permitido nestes espaços!


Também disponível em: | Also available:

 

Vêr descrição
Adequado a todas Autocaravanas
APE Selo AZUL
Sanitários WC
Sombra
Zona rural
0
SERVIÇOS
0.0%
AMBIENTE
0.0%
SEGURANÇA
0.0%
PREÇO
0.0%
LOCALIZAÇÃO
0.0%