Património Unesco
/
Batalha

POI – MONSTEIRO DA BATALHA
Batalha

Endereço
Largo Infante D. Henrique 2440-109 BATALHA
Telefone
Palavra-chave
Batalha, Leiria

MOSTEIRO DE BATALHA

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983.São critérios para atribuição desta classificação, entre outros, o reconhecimento da originalidade do bem cultural, associada ao génio criativo da humanidade.

Para a manutenção da independência do reino português, a vitória dos exércitos de D. João I sobre as tropas de Castela, teve um papel fundamental. De acordo com a mística da época, o rei terá feito um voto a Nossa Senhora que determinou a invocação do templo, pois a batalha deu-se na véspera do Dia da Assunção da Virgem. As obras foram iniciadas em 1388.

A pedra branda e de tonalidade quente faz do Mosteiro da Batalha não apenas um monumento único do estilo gótico flamejante, mas também um marco fundamental da história do reino de Portugal – verdadeiro “lugar de memória”, de cor dourada, num momento em que se reafirma a sua independência pela ação conjugada de dois homens: D. João I, rei de Portugal, e D. Nuno Álvares Pereira, condestável do reino.

A sua forma quase cristalina e mineral, característica dos edifícios do gótico-tardio, é fruto da sábia gestão de um dos maiores estaleiros de arquitetura que Portugal conheceu e que atravessou várias gerações, desde o seu mestre fundador, Afonso Domingues (1388-1402), passando pelo genial Huguet (1402-1438), e culminando no caprichoso “estilo manuelino” de Mateus Fernandes (no início do século XVI). A Capela do Fundador e as célebres “Capelas Imperfeitas” foram destinadas a panteão dos reis e príncipes da Dinastia de Avis. Revela algo mais no seu simbolismo, marcado pelo escolasticismo dos frades dominicanos: representa a Cidade Celeste.

in: https://www.unescoportugal.mne.pt/

Horários

16 de outubro a 31 de Março
Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
1 de abril a 15 de outubro
Das 09h00 às 18h30 (última entrada 18h00)

O horário de funcionamento do Monumento pode ser prolongado mediante marcação prévia, em condições a acordar.

Encerrado: 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro.

Horário dos Serviços Administrativos: de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Preços

Bilhete Individual: 6 €

Bilhete conjunto Rota do Património (Alcobaça, Batalha, Convento de Cristo): 15 €

Bilhete especial:
– Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos (devidamente identificados) – 50%

– Cartão de estudante – 50%

– Bilhete Família (é aceite a 2 adultos + mínimo 2 filhos (ou equiparados) menores de 18 anos) – 50%, mediante comprovação documental.

– Família Numerosa (2 adultos+ filhos) -50%

– Cartão Jovem: 50%.

 

Vêr descrição
Zona histórica
0
SERVIÇOS
0.0%
AMBIENTE
0.0%
SEGURANÇA
0.0%
PREÇO
0.0%
LOCALIZAÇÃO
0.0%