Azenhas dos Mar
Portugal Aldeias

Azenhas do Mar

Perto da vila de Sintra, a 30 km de Lisboa, encontra-se o Céu à beira mar…

Azenhas dos MarCom uma vista avassaladora das encostas que descem até ao Oceano Atlântico, em toda a sua força, mas ladeada pelo cenário pitoresco das pequenas casas debruadas a azul, quase como que esculpidas na rocha. Neste cenário idílico, o mar corta as arribas formando pequenas piscinas naturais.

Situa-se na freguesia de Colares, a 14 km do Centro Histórico de Sintra.

Antes era conhecida pelo número de azenhas – algumas ainda à vista de todos – que por ali existiam, numa de aproveitar a força das águas que ali batem, estando assim explicado o nome por que é conhecido hoje: Azenhas do Mar. Agora que a energia já não tem de ser feita de forma tão artesanal, a aldeia transformou-se num dos mais célebres postais turísticos portugueses, sobretudo nas fotografias tiradas do miradouro que existe na parte sul, de onde temos vista privilegiada para uma cascata de casario caiado que desemboca no Atlântico, segurado por uma alta arriba em forma de concha.

Não muito longe daqui encontra a encantadora praia da Adraga…

Encravada entre arribas caprichosamente esculpidas pelo mar, a Praia da Adraga, muito procurada durante o verão, é também um belo local para passeios fora da época balnear. Encontra-se aqui um ambiente natural e preservado, a que as rochas, grutas e túneis acrescentam um tom pitoresco.

O acesso faz-se por uma estrada a partir de Almoçageme, que termina no parque de estacionamento junto ao Restaurante da Praia.

Fotos: Eurostops

 

ONDE FICAR COM A SUA AUTOCARAVANA

PE Azenhas do Mar 

 

 

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

Your email address will not be published.