Dicas

Autocaravanas e o Meio Ambiente

Última atualização | Last Update by

 

AS AUTOCARAVANAS E O MEIO AMBIENTE

Todas as Autocaravanas possuem elementos que facilitam a recolha e gestão dos resíduos: lava-loiças, lavatório, duche e sanita química.

Os armazenamento das água potável para o lava-loiça, lavatório, duche e sanita química são efectuadas num depósito com capacidade entre os 60 -120Lts conforme modelo e fabricantes. Os despejos do lava-loiças, lavatório e duche são enviadas para um depósito abaixo da Autocaravana. Os despejos da sanita química são efetuados num depósito específico (20 Lts), onde são tratados os despejos com um dissolvente bac. e desodorizante.

Tanto as águas cinzentas como o WC são despejadas em locais específicos em Parques de Campismo ou em Áreas de Serviços para Autocaravanas, onde são encaminhadas para as redes de saneamento municipal.

VANTAGENS DAS ÁREAS DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS (ASA)

– A área de serviço acaba por se tornar num lugar de informação turística e comercial, (pelo contato entre autocaravanistas), que beneficia toda a zona onde está inserida.

– A sua implementação permite reaproveitar zonas de baixa utilização como estacionamentos periféricos ou de infraestruturas desportivas, culturais ou históricas.

– Proporciona a obtenção de benefícios económicos por parte do promotor da instalação, já que podem cobrar os serviços que oferecem

– Por último, permitem a gestão dos resíduos, evitando a deposição e descarga, em locais não adequados.

GESTÃO NA ÁREAS DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS

Basicamente uma área de serviço para autocaravanas permite:

– O reabastecimento de água potável.

– O despejo das águas cinzentas

– O despejo do WC químico

– Algumas oferecem a possibilidade de recarregar as baterias eléctricas, requer a conexão à rede eléctrica de abastecimento público via Conexão ficha CEE.

– Possibilidade de pernoita entre 24h | 48h | ou 72h (públicas)

O abastecimento de água na ASA (Área de Serviço para Autocaravanas)

Essencialmente trata-se de uma torneira simples. Esta apresenta uma boca de saída roscada, para permitir ao autocaravanista a ligação de uma mangueira. Muitas das torneira funcionam sobre pressão (controlo de fluxo por pulsador), para racionalizar os consumos. Algumas áreas cobram este serviço: uma moeda ou ficha de activação (jeton) um mecanismo de controlo de tempo/caudal. Preços médios entre 1€ – 5€ para 80-100 Lts. Caso sejam usadas fichas, procure o painel de informação com a indicação do lugar de venda (comércio local, posto de turismo, etc.).

Despejo de águas cinzentas na ASA (Área de Serviço para Autocaravanas)

Estas águas provém do lava-loiça, lavatório e duche e a sua quantidade média ronda os 80-100 Lts. Normalmente são despejam-se numa base pavimentada, com inclinação para um sumidouro central. A superfície pavimentada deve ter dimensões e características para o estacionamento de um veículo com as dimensões das AC’s (6 a 8 mts e 3,5 ton.). Uma vez terminada a evacuação, o próprio autocaravanista encarrega-se de limpeza da superfície pavimentada, aproveitando a disponibilidade de água da torneira de abastecimento.

Despejo de águas do WC Químico na ASA (Área de Serviço para Autocaravanas)

As águas são recolhidas no depósito ou “cassete” que o autocaravanista esvazia manualmente no sumidouro.
Este sumidouro para as águas de WC são sifonado, possuir uma grelha de espaçamento largo (5 cm) e água corrente para arrastar os resíduos e enxaguar o depósito/”cassete”. Uma forma de optimizar a instalação é fazer coincidir o local de despejo de águas usadas com o de águas de pois o sistema de águas correntes para lavagem, enxaguamento e abastecimento pode ser comum.

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

Your email address will not be published.