Dicas

Novos símbolos nos postos combutíveis

Última atualização | Last Update by

A partir do dia 12 de outubro, os combustíveis em todos os postos de abastecimento em Portugal passam a estar identificados com novos símbolos, que informam o consumidor ainda sobre a percentagem de biocombustível (etanol e biodiesel) na gasolina e no gasóleo.

Esta medida decorre da aplicação da norma europeia NP EN 16942:2017 associada à rotulagem dos combustíveis, que visa ajudar os consumidores a escolherem o melhor combustível para os seus veículos.

Além disso, a nova identificação dos combustíveis pretende igualmente contribuir para evitar erros no abastecimento, uma vez que em todos os veículos novos estará identificado – na tampa ou junto ao bocal do depósito – o tipo de combustível recomendado.

As gasolinas vão a estar identificadas por um círculo com a letra “E” (de etanol), os gasóleos por um quadrado com a letra “B” (de biodiesel) e os produtos gasosos por losangos com a sigla de cada combustível.

Consoante o teor de biocombustível presente (em percentagem), as gasolinas podem ser identificadas como E5, E10 e E85 (5%, 10% e 85% de etanol presente), enquanto nos gasóleos como B7 e B10 (7% e 10% biodiesel presente).

O Diesel parafínico é identificado por XTL.

Nos combustíveis gasosos há quatro designações: CNG (gás natural comprimido), H2 (hidrogénio), LNG (gás natural liquefeito) e LPG (gás pressurizado líquido).

Os novos símbolos vão aparecer em todos os 28 Estados membros da União Europeia, bem como na Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia, países que são membros do Comité Europeu de Normalização.

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

Your email address will not be published.