Dicas

Pneus Desgaste e Danos

Desgaste

Desgaste

Preste atenção ao piso dos pneus. Por lei, tem que ter pelo menos 1.6 mm de profundidade (marco do pneu). Os Indicadores de Desgaste do Piso (TWI’s), são pequenos ressaltos que se encontram nos rasgos longitudinais principais do pneu e servem para avaliar a profundidade do piso. Quando o pneu está gasto, estes ficam nivelados com o restante piso, indicando que se atingiu a profundidade mínima legal de 1.6mm. Está na altura de substituir o pneu.

Danos

Bolhas

As denominadas “bolhas” são danos provocados por impactos na estrutura do pneu. Estas deformações, resultam da rutura, de uma ou de várias telas, que compõem a estrutura do pneu. Podem ser provocadas por um choque com um obstáculo (buraco, passeio, berma, etc), ou por um belisco do flanco do pneu entre um obstáculo e a jante. Não podendo ser reparado, implica a substituição imediata do pneu.

Cortes

São também causados por choques com obstáculos, ou pelo encostar do pneu a objectos cortantes (arestas vivas de passeios ou chapas que se encontrem na via publica). A sua eventual reparação, não oferece garantias em relação à segurança. Pelo que se deve substituir o pneu.

Fissuras

O aparecimento de inúmeras fissuras visiveis no flanco do pneu, resulta do processo natural de envelhecimento da borracha. A sua maior ou menor extensão, pode ditar ou não, a substituição do pneu. Consulte o seu especialista para verificar os pneus.

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

O seu endereço não será exposto