PORTUGAL

🇵🇹 Rota Mafra

Última atualização | Last Update by

PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

É um dos edifícios mais importantes e marcantes da história de Portugal. Ao chegar ao local ficamos impressionados pela grandeza. Estacionamos a nossa Autocaravana na ASA Mafra (Área de Serviço para Autocaravanas de Mafra) que fica apenas a 5 min (a pé) do palácio, a ASA dispõe de 7 lugares reservados a Autocaravanas.

Este conjunto arquitectónico é constituído pelo palácio e também por um mosteiro monumental de estilo barroco.

Muitos são aqueles que defendem que a construção do Palácio e do Mosteiro se deveu a uma promessa feita devido a uma doença que o rei D. João V de Portugal padecia.

Foi prometido que se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência, seria realizada esta construção. Assim, com o nascimento da princesa D. Maria Bárbara, ficou determinado o cumprimento da promessa.

Os trabalhos patrocinados por D. João V começaram a 17 de Novembro do ano de 1717, sendo inicialmente projectado como um modesto mosteiro que abrigaria 109 frades franciscanos.

No entanto, com a entrada nos cofres de Portugal do ouro brasileiro, D. João e o seu arquitecto, Johann Friedrich Ludwig, alteraram o projecto inicial e realizaram um plano muito mais ambicioso.

Para a construção do conjunto arquitectónico não se pouparam despesas. Foram empregados 52 trabalhadores e no final, o mosteiro ficou com capacidade para 330 frades. Além do mosteiro, foi construído o palácio real e ainda uma das mais belas bibliotecas europeias.

Mafra - Palácio de Mafra

PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA (fotos: Eurostops)

Logo à entrada, foram as aves de rapina que fizeram as delícias de todos os visitantes. Aprendemos muitas curiosidades sobre as corujas, águias, falcões e mochos. Podemos pousar para a fotografia, mas quem quiser, é possível pegar num dos animais com a luva e registar o momento.

Seguimos pela larga escadaria do Palácio Nacional de Mafra, fomos descobrindo os dois andares abertos ao público em geral. No primeiro piso, existe uma cozinha e a enfermaria, onde se podem ver as camas onde eram assistidos os doentes graves.

Os doentes eram aqui assistidos por frades-enfermeiros, recebendo a visita diária do médico e do sangrador. Sobre cada cama fixava-se a receita deixada pelo o médico para que o doente soubesse se o enfermeiro seguia correctamente as suas instruções. Daqui sai uma escada para o Campo Santo, pela qual desciam os defuntos.
As camas ficavam viradas para o altar, ao fundo da sala, para que os doentes pudessem assistir à celebração da missa.

No segundo piso a área visitável é bem maior o atractivos passam pela Sala da Caça, da Sala da Música, das lindíssimas pinturas nos tectos e paredes, do quarto do Rei, do quarto da Rainha e do incrível corredor com mais de 230 m de comprimento que liga estes aposentos, entre os dois Torreões.

O Ex-libris é mesmo a deslumbrante biblioteca com mais de 30.000 volumes de livros em português, francês, latim e outros idiomas. Diz quem sabe (e já viu) que durante a noite também lá se passeiam muitos morcegos, para ajudar na manutenção dos livros.

Info Úteis

Morada: Terreiro D. João V, Mafra

Telefone: 261 817 550

Bilhetes: Adulto – 6 € euros • Criança (até aos 12 anos) – gratuito

é gratuito no primeiro domingo de cada mês para todos

Estacionamento: De um lado ou de outro, é fácil estacionar à volta do Palácio

Dicas: Encerra às terças-feiras. Reservem duas a três horas para a visita

ASA MAFRA

ASA MAFRA

A Área de Serviço de Mafra localiza-se junto ao palácio nacional de Mafra, dispõe de 7 lugares reservados a Autocaravanas com possibilidade de pernoita.

O espaço de manutenção é espaçoso, o fornecimento de água é via moedas/segundos.(Fotos: Eurostops)

    

Tapada de Mafra

Tapada de Mafra 

TAPADA NACIONAL DE MAFRA: UM DIA NA FLORESTA ENCANTADA

Também é conhecida por floresta encantada, porque conserva toda uma aura de misticismo que só os lugares especiais como este têm. É pois um espaço maravilhoso para se estar em contacto com a natureza.

Criada em 1747, os seus 1200 hectares de área murada serviam de apoio ao Convento de Mafra e como espaço de recreio real. Hoje em dia, a Tapada Nacional de Mafra continua a ser uma extensa área florestal, mato e pastagem, com uma grande biodiversidade que serve as delícias dos pequenos e grandes amantes da bicharada e do verde.

Tem árvores, um riacho e vários animais em liberdade (cerca de 300 entre javalis, gamos, veados ou raposas).

Morada: Portão do Codeçal, Mafra

Telefone: 261 817 050

Bilhetes: Desde 4 €

Dicas: Levem roupa e calçado confortável. Reservem duas a três horas para a visita. Perguntem pelas diferenças entre os tipos de bilhete disponíveis (pode ser um pouco confuso)

Ericeira

ERICEIRA – MUITO MAIS QUE SURF

As suas Praias são muito concorridas durante o verão, sendo consideradas das melhores a nível europeu para a prática de surf. Um destaque especial merece a Praia de Ribeira d`Ilhas (PE Ribeira de Ilhas), onde se realiza anualmente uma das provas do Campeonato Mundial de Surf.

Um passeio pela Ericeira é também uma excelente oportunidade para saborear os variados pratos de marisco e peixe fresco, especialidade gastronómica da região.

Ericeira vem do latim Ericiaria, lugar onde abundam ouriços, e se há quem defenda tratar-se do ouriço-cacheiro, assuma-se a lenda que a povoação deve o seu nome aos numerosos ouriços-do-mar que se encontram por esta costa.

Deixe-se levar pelo momento, vá até ao centro da vila e desfrute do ambiente fresco e colorido da vila.

Onde ficamos: ASA-PC ERICEIRA

Alternativa: ASA-S Intermarché Ericeira

       

Imagem panorâmica Eurostops

Rota Mafra

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

Your email address will not be published.