RF ALEMANHA

Rota dos Contos de Fadas

Era uma vez… é assim que começam muitos contos de fadas…

Viajaremos pelo mundo dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, seguindo a Rota Alemã dos Contos de Fadas como se estivesse nas páginas de um livro!

A Rota dos Contos de Fadas é um rota de ca. 600 km entre as cidades de Hanau, a 25 km de Frankfurt e Bremen. Grande parte da rota passa-se no estado federal do Hesse (Hessen).
Uma rota que encanta adultos e crianças. Viaje por entre vilarejos, casinhas encantadoras, bosques, florestas e charmosos castelos, afinal, as florestas intocadas e os campos floridos retratam perfeitamente o conteúdo das fábulas, lendas e a saga do povo alemão.

Há duzentos anos os Irmãos Grimm lançavam um clássico da literatura infantil “Contos Maravilhosos, Infantis e Domésticos” e a Alemanha servia como cenário perfeito para viver vários contos de fadas, muito deles teriam ocorridos na região, muito antes de Walt Disney e seu mundo mágico se popularizarem nos Parques nos Estados Unidos e da Europa.

A publicação mexeu com o imaginário da criançada com textos como a Bela Adormecida, Branca de Neve e os Sete Anões, Capuchinho Vermelho, Hansel e Gretel, O Gato de Botas Altas, Os músicos de Bremen etc…

Na pequena cidade de Steinau é possível visitar a casa para onde Jacob e Wilhelm se mudaram quando eram jovens, e que hoje se tornou um museu. Já em Kassel, onde passaram a maior parte de suas vidas o destaque é o um museu que abriga uma cópia dos contos de fadas escrita à mão pelos irmãos.

A casa de Branca de Neve está situada na vila de Bergfreiheit, nas colinas próximas à cidade de Bad Wildungen. Já a casa de Rapunzel tem uma longa trança de cabelos louros em sua volta, na janela de uma torre do hotel Trendelburg. Outra atração da Rota dos Contos de Fadas é o castelo de Sababurg, que também é um hotel, conhecido por ter sido a casa da Bela Adormecida.

Castelos e outros detalhes arquitectónicos complementam o itinerário fantástico da Rota dos Contos de Fadas. Percorrer essas cidades é como colocar os pés dentro de cenários que, até pouco tempo atrás, pareciam existir apenas em contos para crianças, até porque, não é todo dia que podemos passar a noite no castelo da Bela Adormecida, subir a torre onde à verdadeira Rapunzel teria lançado suas tranças e visitar a casa onde os sete anões teriam abrigado a jovem Branca de Neve.

Deixe sua imaginação viajar no embalo dos contos dos Irmãos Grimm e descubra charmosas cidades alemãs, castelos exuberantes e personagens envoltos num clima de fantasia. A Equipa Eurostops recolheu toda informação antes de partir para esta  magnífica rota.

A ROTA CONTOS DE FADA – ALEMANHA


BREMEN – Bremen é  um dos principais pontos turísticos do norte da Alemanha. A cidade conta com uma arquitectura gótica, destaque para o prédio da prefeitura, Rathaus que foi construído em 1410 e a estátua de Rolando, Património Mundial pela Unesco. 

O que o espera na cidade é o cenário de “Os Músicos de Bremen”, porque neste lugar se popularizou o famoso conto dos irmãos Grimm. As suas personagens estão presentes em todos os cantos. Vê-los-á em chaveiros, canecas e t-shirts, mas os mais famosos fazem parte de uma estátua erguida em sua homenagem em frente à Câmara Municipal. Aí estão todos os membros da banda: o galo, o gato, o cão e o burro. Pode iniciar a sua visita aqui e, quando o fizer, não se esqueça de tocar nas patas dianteiras do burro de pedir um desejo. Diz-se em Bremen que será cumprido. Para comer, não hesite em experimentar a especialidade culinária típica da cidade. É o Kohl mit Pinkel, couve com salsicha típica da região. Não se esqueça de experimentar este prato!

Onde ficar com a sua Autocaravana

28201 Bremen: DE-ASA Am Kuhhirten
Área Serviço Autocaravanas em Kuhhirten na ilha de Weser a 15 minutos do centro da cidade.

Serviços disponíveis: Ekectricidade Strom: 50 Cent/1 kWh. Água: 1 Euro/100 Ltr., 10 Cent/10 Ltr. Duche: 1 Euro/5 Min.
Coordenadas GPS 53°03’55”N, 08°49’08”O, Telefone +49 173/9850092

   

 


Bremen – Hamelin 145km

HAMELIN – …há muito, muitíssimo tempo, na próspera cidade de Hamelin, aconteceu algo muito estranho: uma manhã, quando seus gordos e satisfeitos habitantes saíram de suas casas, encontraram as ruas invadidas por milhares de ratos que iam devorando, insaciáveis, os grãos dos celeiros e a comida de suas bem providas despensas.
Ninguém conseguia imaginar a causa de tal invasão e, o que era pior, ninguém sabia o que fazer para acabar com tão inquietante praga….até que apareceu o flautista de Hamelin!

Assim que chegar à cidade, o nosso conselho é procurar o Gabinete de Turismo local, espaço aberto aos turistas e focado no maravilhoso conto dos Irmãos Grimm. Aí o informarão de todas as atividades realizadas nesse dia e horários. Estas mudam dependendo do dia, mas todos os dias o “flautista” faz um percurso guiado pelo centro da cidade para explicar a sua história. Em Hamelin há referências ao flautista e aos ratos em todos os cantos da cidade; por isso, um bom plano pode ser vaguear e descobri-las. Estão presentes no carrilhão, em muitas janelas e até mesmo no chão! Portanto, fique atento e não perca nenhuma pista.

Onde ficar com a sua Autocaravana

31785 Hameln: Área de Serviço Autocaravanas de Hannes Weserblick ou DE-ASA Hamelin
8 Euro / 24 horas, Ticket automático. Electricidade: 1 Euro/8 Horas. Água: 1 Euro/100 Ltr.
Endereço e GPS:  Ruthenstraße 14, GPS 52°05’46”N, 09°21’29”O, Telefone +49 5151/93100

  


Hamelin – Hofgeismar 95km

HOFGEISMAR – É nessa cidade que fica o castelo da Bela Adormecida, o Dornröschenschloss (Sababurg) – a princesa esperou 100 anos pelo beijo do seu ansiado príncipe. O castelo fica numa floresta, rodeado de muito verde possui também um zoológico.  Sababurg é dito ter sido o modelo para a morada da Bela Adormecida dos Irmãos Grimm, aqui descansaram, algumas vezes, os Irmãos Grimm. Talvez por isso, encantados com a misteriosa floresta de carvalhos com mais de 1000 anos e os seus jardins românticos, se inspiraram aqui para basear esse conto de fadas. Hoje é um hotel visitável.

Onde ficar com a Autocaravana

34369 Hofgeismar: P2 Turnhagen – DE-ASA Turnhagen                                                                                                                                                                                                                                                        Área de Serviço gratuita com capacidade até 100 Autocaravanas num em local sossegado e com pouco sombra. Permanência máx. autorizada 78 horas, electricidade 1 Euro, água 1 Euro/80L Endereço e GPS: Sälber Tor, GPS 51°29’44”N, 09°22’30”O, Telefone +49 5671/500837

    


Hofgeismar – Hann. Münden 30km

HANN. MÜNDEN ou HANNOVERSCH MÜNDEN – é uma cidade idílica por onde os Irmão Grimm passaram. Trata-se de uma cidade com pouco mais de 20.000 habitantes e mais de 80 casa tradicionais da Baixa Saxónia. É também a cidade do três rios, Werra, Weser e Fulda.

Onde ficar com a sua Autocaravana

34346 Hann. Münden: Área Serviço Autocaravanas de Tanzwerder  ou DE-ASA Tanzwerder
Área de Serviço localiza-se na Ilha Tanzwerder, dispõe capacidade para acolher até 30 Autocaravana. Valores:  6 Euro/24 Horas, electricidade 1 Euro, água: 1 Euro.
Endereço e GPS: Weserstein, GPS 51°25’07”N, 09°38’54”O, Telefone +49 5541/75313

 


Hann. Münden – Kassel 30km

KASSEL – A cidade de Kassel é considerada a capital da Rota dos Contos de Fadas, abriga também um museu dedicado aos irmãos Grimm e o Bellevue.~ Se quiser saber mais sobre a história dos irmãos Grimm deverá ir ao palácio Bellevue. No seu interior está o museu onde poderá ver os originais de alguns dos contos criados por eles. Alguns são tão antigos que foram declarados Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. O palácio é em estilo barroco do século 18, possui salas individuais com cenografia de fábulas. Outra atração é o Parque Wilhelmshohe (Bergpark Wilhelmshöhe), considerado o maior parque europeu – é uma das atrações imperdíveis de Kassel. O parque possui vários jardins e cascatas –  foi declarado Património da UNESCO.  A construção do parque levou 150 anos para a sua conclusão. Se for a Kassel no verão, estará com sorte. Entre julho e agosto celebra-se um festival onde as histórias são encenadas em formato musical. Mas se for no inverno, também poderá desfrutar do mercado de Natal dos Contos, decorado com personagens criadas pelos Grimm. Pura magia!

Onde ficar com a sua Autocaravana

34121 Kassel: Stellplatz am Sportzentrum ou DE-ASA Fuldaeua

Áea Serviço paga com capacidade para acolher até 14 Autocaravanas em zona de lazer. O centro da cidade localiza-se a 2km, permanência máxima 78h. Tome nota! O ticket de pagamento da ASA é também válido para o uso dos meio de transporte público (tudo incluído numa só tarifa)! O espaço dispõe também de electricidade e água (paga)
Endereço: Giesenallee, GPS 51°17’33”N, 09°29’15”O, Telefone +49 561/9219662

Ou Wohnmobilstellplatz Niestetal DE-ASA Niestetal (pernoita Gratuita), GPS: 51°19’36.1″N 9°33’18.3″E

  


Kassel-Fritzlar 30km

FRIZLAR – Nesta cidade encontra-se o castelo que serviu de refúgio a São Bonifácio, após cortar o carvalho de Thor, uma árvore sagrada dedicada a este Deus germânico. Vale a pena visitar a catedral para ver uma cena desta história transformada em monumento em frente ao edifício. Diz-se que o apóstolo usou parte da madeira da árvore cortada de Thor para criar as origens desta igreja em 732. Também se conta que este carvalho estava num dos bairros da cidade, Geismar. Não hesite em passear pela movimentada praça do mercado, que é caracterizada por belas casas de madeira dos séculos XIV e XVII, e em procurar entre os edifícios aqueles que têm nas suas portas uma imagem de um cavaleiro com uma espada. Simboliza a liberdade e a independência dos cidadãos locais.

Onde ficar com a sua Autocaravana

34560 Fritzlar – Área de Serviço para Autocaravanas de Fritzlar, localiza-se apenas a 600 mts do centro da cidade.  Valores:  7€/24h inc. água e despejos

GPS: 51°7’ 52.4’’ N / 9° 16’ 9.1’’ E Telefone: +49 5622 – 988-643

 


Fritzlar – Bad Wildung 45km

BAD WILDUNG – é uma pequena cidade medieval onde fica localizado o Castelo Friedrichstein (Schloss Friedrichstein) também conhecido como Castelo da Branca de Neve. Há que diga que os irmãos Grimm inspiraram-se em Margareth von Waldeck, filha do conde que viveu no castelo com uma madrasta rígida. Margareth von Waldeck, seria uma princesa muito bonita que morreu envenenada ainda jovem por questões políticas.
Os Irmãos Grimm teriam emprestado o destino da bela princesa para usar como uma diretriz para o seu conto de fadas “Branca de Neve e os Sete Anões”.  Coincidência ou não, mas a 12 km de Bad Wildung existiam minas de extração de cobre.  Teria Branca de Neve caminhado na floresta por esses 12Km, até chegar em Bergfreiheit (local das minas)? Há relatos de que os rapazes começavam a trabalhar muito jovens nas minas e tendo que trabalhar de forma muito agachada, acabavam por não crescer muito, daí a ideia dos sete anões. Bad Wildung é também conhecida como uma cidade termal.

Onde ficar com a sua Autocaravana

34537 Bad Wildungen: Stellplatz am Bahnhof ou DE-ASA Bad Wildung am Bahnhof
Área de Serviço com capacidade para acolher até 26 autocaravanas, espaço paga 5€/Noite dispõe ainda de electricidade e água paga.
Endereço: Bahnhofstraße 29, GPS 51°07’14”N, 09°08’13”O, Telefone +49 5621/9656741

 


Bad Wildung – Alsfeld 55km

ALSFELD – Inspiração para história da Capuchinho Vermelho, Alsfeld tem uma estátua da personagem no centro de sua cidade. As casas da região são de barro, e as estreitas vielas de paralelepípedo que cortam a cidade levam o visitante de volta à era medieval. O ponto alto da cidade é o antigo edifício da Câmara Municipal, de 1512.

Onde ficar com a Autocaravana

36304 Alsfeld : Wohnmobilstellplatz: Fuldaer Tor ou DE-ASA Alsfeld                                                                                                                                                                                                   O espaço dispõe capacidade para acolher até 25 Autocaravanas e custa 5€/dia, água 1€, electricidade 0,,50€ kWh (16 Ampere)

 


Alsfeld – Hanau 110km

HANAU – A cidade onde os irmãos Grimm nasceram fica apenas à uma hora de Frankfurt, e é conhecida por ser simples. Durante a segunda guerra a região foi fortemente bombardeada, transformando em ruina boa parte das construções, inclusive a casa onde os irmãos nasceram e viveram seus primeiros anos. A visita na cidade vale a pena apreciar encenações dos contos que acontecem anualmente, de março até julho.


 

Outras localidades interessantes desta Rota!

Entre Bremen e Hamelin

  • NIENBURG – destacaremos acima de tudo a parte velha da antiga, com mais de mil anos de antiguidade. Poderá passear com total tranquilidade e espreitar cada ruela antes de ir para Rinteln, a “cidade dos castelos”. O mais espectacular é o Castelo de Schaumburg; por isso, se tiver de escolher, recomendamos ficar-se por este. Antes de chegar a Hamelin

Entre Hamelín e Hofgeismar

  • BAD KARLSHAFEN – Uma surpresa em branco ao longo do Rio Weser: é a cidade de Bad Karlshafen (Termas), fundada no fim do século 17 pelo conde Carlos de Hessen para abrigar o grupo de refugiados protestantes huguenotes, que precisaram deixar a França por motivos de perseguição religiosa. A cidade, que pertence à região de Kassel, fica na tríplice fronteira entre os Estados alemães de Hessen, Baixa Saxônia e Renânia do Norte-Vestfália | ASA Bad Karslhafen GPS: 51° 38’ 36“ N / 9° 26’ 55“ E
  • TRENDELBURG – A estrela desta vila medieval é o seu castelo do século XIII. Está no cimo de uma rocha na margem do rio Diemel. Diz-se que foi do topo desta torre que Rapunzel deixou cair o seu longo cabelo louro trançado para permitir que o príncipe chegasse até ela. Hoje poderá subir à torre e sentir-se como a princesa observando o seu amado salvador lá do alto. |  ASA Trendulas Paradies – Tor zum Reinhardswald GPS: 51°34’36.2″N 9°25’38.4″E

Entre Kassel e Bad Wildung

  • WALDECK E EDERSEE– De longe é possível avistar Waldeck devido a seu castelo, localizado no alto de uma montanha. Segundo a lenda, a colina onde o castelo foi construído abriga uma passagem para o mundo dos elfos e duendes, e foram esses que ajudaram na construção do castelo no ano de 1100. A cidade também possui um charmoso teleférico que proporciona uma vista única e especial da natureza local. O Edersee é um grande lago e reservatório de água criado a partir da construção, de 1908 a 1914, de uma barragem ao longo do rio Eder, perto da pequena vila de Waldeck no norte de Hesse |ASA Edersee: Halbinsel Scheid – 34513 Waldeck-Nieder-Werbe-Scheid – Telefone: +49 5634 – 5249957 GPS: 51°11’19.1″N 9°00’30.9″E

Entre Bad Wildung e Alsfeld

  • MARBURG – conhecida como o berço do romantismo alemão e também por ser o lugar que foi escolhido pelos Irmãos Grimm para investigarem as fábulas do país. Esta cidade de atmosfera universitária destaca-se pelas suas ruas estreitas e casas antigas. Prepare-se para explorar uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha! Entre os seus edifícios há que visitar a Câmara Municipal, de estilo gótico, a igreja Elisabethkirche e o castelo, que se pode dizer que foi a pedra fundamental de Marburgo e foi o lugar onde residiu Isabel da Hungria. Na cidade existem escondidos 11 símbolos que representam algumas das histórias mais populares. Abra bem os olhos e comece a procurar o sapatinho de cristal da Cinderela, o cesto de Capuchinho Vermelho ou a casa de Hansel e Gretel | ASA Marburg (12 EUR) – Jahnstraße 12, 35037 Marburg GPS: 50°48’12.9″N 8°46’31.7″E
  • HOMBERG – é uma pequena cidade na parte norte de Hesse, um estado no centro da Alemanha, com cerca de 15.000 habitantes. É a sede do distrito de Schwalm-Ede | ASA Homberg (grátis) N 51°01’40” – E 09°24’53”

Entre Alsfeld e Hanau

  • STEINAU – Steinau, uma cidade medieval famosa por ser o local onde passaram a sua infância os irmãos Grimm. Na verdade, a rua principal tem o nome deles e aí encontrará a casa, atualmente um museu, onde viveram com a sua família estes escritores que fizeram sonhar tantas crianças do mundo. É imperativo ir até à fonte dos Contos para tirar uma fotografia com as personagens mais famosos que lá habitam. Se tiver tempo e for entre setembro e novembro, aproveite a oportunidade para apreciar o “Festival de Marionetas”, realizado no edifício dos antigos estábulos reais, onde titereiros de todo o país representam algumas das histórias mais internacionais |  ASA Am Steines Steinau (grátis) 50° 18,925´ N, 9° 27,623´ E

Fonte: https://www.deutsche-maerchenstrasse.com

 

Características da viagem:

São cerca de 600km desde Bremen até Hanau ou vice-versa, para uma rota desta envergadura necessita entre 10-12 dias, nas calmas. Não contando com os dias de viagem até Alemanha. Optamos pela partida em Bremen pela rapidez de chegar a Bremen em vez de Hanau, passamos a explicar:

Normalmente partimos por Elvas » San Sebastián » Bordeaux » Chateauroux » Liége » Aachen » Bremen é mais rápida do que por Elvas » San Sebastián » Clermont-Ferrand / ou Paris » Nancy » Saarbrücken » Hanau

Para a viagem contabilizamos mais 4 dias.

Acerca do Autor...

Sugestões relacionadas

Avaliar este local

Avaliar este local

Your email address will not be published.